Conheça o carnaval da Bahia! Armandinho Macê​do faz esquenta do Carnaval baiano com Ensaios Elétricos








Armandinho / foto Felipe Oliveira




Instrumentista realiza shows com artistas convidados, como Baby do Brasil, Daniela Mercury e Luiz Caldas (24/01), Geraldo Azevedo (31/01) e Gilberto Gil (06/02), entre outros, e ​nomes da música afro-baiana na Praia do Forte

Uma das paisagens mais encantadoras da Bahia será ​o ​palco ​em que um dos mais renomados nomes da música baiana irá expressar sua arte. A paradisíaca Praia do Forte recebe os Ensaios Elétricos de Armandinho Ma​cêdo, que assim como no ano passado convidou artistas conhecidos nacionalmente e os grandes nomes da música afro-baiana.  No ano que completa 51 de carreira, o herdeiro do criador do trio elétrico fará três shows no ​espaço cultural do Projeto Tamar, que alia ​música e preservação ambiental em um só projeto. O primeiro encontro acontece no próximo dia 24 de janeiro, com a participação de Daniela Mercury, Baby do Brasil e Luiz Caldas.​
Assim como no verão passado, quando o evento recebeu mais de 6 mil pessoas e apresentou artistas como Geraldo Azevedo, Daniela Mercury, Chico César, Fafá de Belém, Saulo, Jorge Vercilo, Maestro Spok e Carlinhos Brown, além do Cortejo Afro, Olodum e Ilê, este ano a ideia é repetir a dose de sucesso. 
Nestes encontros, Armandinho apresenta um pouco do CD ‘Guibai’, composto por novas canções e sucessos que marcaram época. Gravado em três etapas, em​ São Paulo​, ​Salvador​ e ​Rio de Janeiro, o disco recebe o selo da gravadora Biscoito Fino, com direção musical de Yacoce Simões. O disco recebe o nome da abreviação de Guitarra Baiana, instrumento batizado por Armandinho. Além das canções do novo disco, composições emblemáticas farão parte do repertório como Chame Gente e Zanzibar, como também os hits dos artistas convidados. ​
O projeto Armandinho – Ensaios Elétricos é uma realização da Trevo Produções e da Falcão Produções
                                   
                                                               Daniela Mercury/ foto Célia Santos
Local - O ​Projeto ​Tamar continua com a ​programação ​artística do Centro de Visitantes da Praia do Forte, dinamizando sua utilização e movimentando a cena cultural da região. No mesmo palco já passaram nomes como o guitarrista americano Stanley Jordan, João Donato, Milton Nascimento, ​Lenine, Flávio Venturini ​​ e muitos outros. Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar, atuando em nove estados brasileiros  em prol da conservação das tartarugas marinhas, dos mares e oceanos. 
Armandinho Macêdo – em 1964, com apenas 10 anos de idade, Armandinho Macêdo começou sua carreira. Filho de Osmar, inventor do trio elétrico junto a Dodô, puxou um trio mirim que o pai fez especialmente para ele. Com 15 anos, no programa a Grande Chance de Flavio Cavalcanti na TV Tupi, vence o concurso de calouros na Bahia e fica em segundo lugar na edição nacional realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião é ovacionado pelos quatro cantos do país, e se torna conhecido nacionalmente, a importância deste concurso é tamanha, que ate hoje é comum em shows de Armandinho comentarem da Grande Chance. Em 2014 Armandinho também comemorou 45 anos da gravação do primeiro LP. 
No final dos anos 70, monta o grupo “A cor do som”. A banda foi uma das primeiras do país a unir a música regional ao rock, o que projeta A Cor do Som a um dos principais grupos nacionais. Com este projeto, que durou cinco anos, foram gravados cinco discos, além de algumas turnês na Europa, EUA e uma apresentação no Festival de Montreux, na Suíça em 1978, além do sucesso que fez em todo o Brasil. Roma, na Itália, sediou a primeira ida do trio elétrico para fora do país. Em 1983, o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar levou uma multidão para Praça Navona, o local se transformou em uma verdadeira Praça Castro Alves, e uma multidão de europeus caíram no frevo.
A partir dos anos 90, paralelo às apresentações no exterior e o trabalho com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, o musico é convidado para integrar o "Brasil Musical".  O projeto reuniu os 20 maiores instrumentistas brasileiros. Nomes como Paulo Moura, Rafael Rabelo, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Artur Moreira Lima e Dominguinhos, percorreram todo o país gravando e divulgando a MPB Instrumental.
No decorrer desta jornada instrumental, gravou os discos “Brasileirô”, “Armandinho e Rafael Rabelo”, “Armandinho e Época de Ouro”, “Retocando o Choro” e “A Voz do Bandolim”. Em 2002, foi ovacionado pelos russos ao apresentar o Bolero de Ravel misturado a ritmos brasileiros. Dois anos depois, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum instrumental com o CD “Retocando o choro ao vivo”, o que lhe rendeu uma Turnê de mais de 70 shows pelo Brasil e pelo exterior.
Em 2005, participou do “Homenagem a Tom Jobim: Musica Instrumental Brasileira”. Junto a nomes como Paulo Moura, Yamandú Costa, Marcos Suzano, Marcos Ariel, Robertinho Silva, e Nivaldo Ornelas, fez releitura da obra do maestro, percorrendo cidades do Brasil, Europa e EUA. Em 2007, criou o “Pop Choro”, um espetáculo autoral no qual dedilhou os seus maiores sucessos instrumentais. No mês de novembro lançou o projeto na Europa, realizando shows no “Festival Mandolins de Lunel”, na cidade de Lunel, em Paris, em Marselle e Toulouse na França, além de shows na Espanha.
Em 2008, realizou uma turnê por 16 capitais brasileiras, mais três shows no São João da Bahia, com o show “AfroBossaNova”, ao lado do Maestro Paulo Moura, como solista, sendo assistido por mais de 100 mil pessoas. Em 2009 Armandinho lançou dois CDS pela gravadora Biscoito Fino o “Pop Choro” e “AfroBossaNova”. No final de 2009, realizou uma turnê com o guitarrista Americano Stanley Jordan.
Armandinho começou o ano de 2010 com o Projeto Armandinho Convida no Pelô. Nas dez apresentações do projeto, contou com diversos convidados a exemplo de Durval Lelys e Carlinhos Brown. E 2010 foi um ano comemorativo para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, que comemorou os 60 anos. Diversos shows aconteceram no Carnaval de Salvador e no Brasil. A comemoração também foi estendida para os EUA (San Jose, Los Angeles, San Diego, Seattle) e Canadá. Neste mesmo ano, teve uma segunda indicação ao Grammy. O “AfroBossaNova” concorreu na categoria Melhor Álbum Instrumental.
Em 2012 Armandinho dividiu o palco em um show com a lenda do baixo americano Stanley Clarke (EUA), que passou uma semana comArmandinho em Praia do Forte preparando este show especialmente para se apresentar na 5ª Edição do Festival Phoenix Praia do Forte, mas de três mil pessoas ovacionaram esse encontro que ficou marcado para sempre nos corações daqueles que assistiram dois gênios da história da música instrumental mundial. Também em 2012 tocou para mais de um milhão de pessoas Brazzilian Day de New York, além de apresentações na Espanha, França, Suíça e  Israel.
Em 2013, nos 70 anos da Guitarra Baiana, o instrumento foi tema do Carnaval de Salvador. Neste ano, o musico foi o segundo em exposição de mídia.  

DISCOGRAFIA
Com a Cor do Som
1977 - A Cor do Som
1978 - Ao Vivo em Montreux
1979 - Frutificar
1980 - Transe Total
1981 - Mudança de Estação
1983 - A Cor do Som - Magia tropical
1996 - Ao Vivo no Circo
2005 - A Cor do Som Acústico (Ao Vivo no Canecão RJ)
2006 - A Cor do Som Ao Vivo no Circo
Carreira solo
1986 - Brasileirô
1996 - Brasil Musical - Série Música Viva - Armandinho e Raphael Rabello
1997 - O Melhor do Chorinho Ao Vivo - Armandinho e Época de Ouro
1997 - Raphael Rabello e Armandinho - Em Concerto
1999 - Retocando o Choro
2001 – A voz do Bandolim com músicas de Caetano & Gil
2003 - Retocando o Choro Ao Vivo
2009 - Pop Choro
2009 - Paulo Moura e Armandinho – Afrobossanova
2014 - Guibai

Com o Trio Elétrico Dodô e Osmar
1974 - Jubileu de Prata
1975 - É a Massa
1976 - Bahia, Bahia, Bahia
1977 - Pombo Correio
1978 - Ligação
1979 - Viva Dodô e Osmar
1980 - Vassourinha Elétrica
1981 - Incendiou o Brasil
1983 - Folia Elétrica
1983 - Folia Elétrica
1984 - A Banda da Carmen Miranda
1985 - Dá um Break
1986 - Filhos da Alegria
1988 - Trio Espacial
1992 - Estado de Graça
1995 - Chame Gente
1997 - Aí eu liguei o Rádio
2000 - Jubileu de Ouro

Serviço:
Ensaios Elétricos de Armandinho Macêdo
Atrações: Armandinho Macêdo e convidados
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar -  Praia do Forte (Mata de São João-BA)
Dias: 24/01, 31/01 e 06/02.
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00
Venda de ingressos:
Bilheteria do Projeto Tamar - ​ (Praia do Forte-BA)​ - , das 8h00 às 18h
​Loja do Tamar  do  ​Aeroporto ​ de Salvador​- das 9h00 às 21h
​Lojas Mito (Salvador Shopping, Shopping Iguatemi e Shopping Paralela) ​   Informações: 71 ​3676-0321
Censura: 16 anos​
Abertura dos portões:  20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Carpenters O Musical é um presente aos amantes do melhor da música, que marcou época, e estará se apresentando no Bar Brahma, dia 22 de novembro, às 21 h, em São Paulo. Imperdível. Destaque para a semelhança da voz da cantora Vania Evans, com o mito Karen Carpenter. Impressionante. Romantismo e muita emoção. Leia crônica São Paulo, biografia e o novo tributo. Álbum de fotos.

O bem amado Roberto Leal- temporada de shows em Portugal

Uma homenagem em livro para a grande figurisnista do Teatro Brasileiro Kalma Murtinho (1920-2013). Pela Funarte.