Pular para o conteúdo principal

Joana Fomm- Consolidada com quase 55 anos de carreira, os quais incluem expressivos filmes e novelas da dramaturgia nacional, a atriz Joana Fomm é a convidada desta edição do Persona em Foco, que será exibido na próxima terça-feira (7/3), às 23h30, na TV Cultura.


Na atração, que tem como entrevistadoras a atriz de teatro, cinema e televisão Cláudia Mello e a atriz e jornalista Ana Maria Cerqueira Leite, Joana conta passagens de seus 76 anos de vida e quase seis décadas de carreira. Nestes, contabiliza inúmeros trabalhos de dramaturgia que fizeram sucesso na televisão, cinema e, principalmente, no teatro.


Registrada como sendo filha de seus tios e não dos pais sanguíneos, Joana comenta sobre sua infância, período cujo ficou conhecida por “peixinho”, já que sempre, ao sair da escola, ia direto à praia do Rio de Janeiro, local em que morou durante muitos anos, nadar com os banhistas. Ela também relata que, para poder se tornar a atriz que queria, teve de manter o pé firme na decisão e provar aos pais num período de um ano que esta era realmente a escolha correta.



Depois disto, tomada pelo sentimento de certeza, Joana foi em busca de seu sonho. Viu um anúncio da TV Rio, na época em que já fazia parte do teatro, e foi fazer o teste com todo atrevimento que tinha. No local, encontrou Wilton Franco e disse: “Olha, vocês estão precisando de uma atriz. Estou aqui.”, no que ele replicou nunca ter ouvido nada sobre ela. No mesmo instante, Joana falou: “Se não me der uma oportunidade, vai continuar sem ouvir né?”. Desta maneira, conseguiu seu primeiro papel na televisão. E assim foi constituindo sua carreira pelas emissoras que passou, como SBT, TV Globo, TV Cultura, e outras.

Um tempo depois, Joana estava em São Paulo. Foi trabalhar com o Teatro de Arena. Ela queria fazer peças mais politizadas, que a fizessem entender o que estava acontecendo no Brasil. Com a tomada dos militares no governo, o Arena acabou e ela foi trabalhar como jornalista e em programas de TV, encenando sua primeira novela O Desconhecido, de Nelson Rodrigues.

Quatro anos depois, em 1968, estreou na TV Globo e começou a trabalhar em diversas novelas, consolidando ainda mais sua carreira com personagens de enorme sucesso como as vilãs Perpétua, da novela Tieta e Yolanda Pratini, de Dancin’s Day, que lhe renderam dois prêmios: Troféu Imprensa, e APCA, respectivamente de acordo com as novelas. Além de dois CANDANGO em A Vida Provisória e Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia, e do prêmio Air France por sua atuação nos filmes Gamal, Delírio do Sexo As Gatinhas.


Além disto, a atriz recebe depoimentos apaixonados de seus companheiros de carreira como Juca de Oliveira, Nuno Leal Maia, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Cézar Pereiro, Walther Negrão, José Mayer, Elizabeth Gasper e Ana Lucia Torre.

+++

Joana Fomm nasceu em Belo Horizonte, mas a mãe dela faleceu quando era ainda bebê e a Joana foi adotada pelos seus tios no Rio de Janeiro. Estreou-se no cinema em 1962, na fita "O 5º Poder", de Alberto Pieralisi. Na TV, a sua estreia aconteceu dois anos depois, na telenovela "O Desconhecido", exibida na TV Rio e baseada num original de Nelson Rodrigues.
Na década de 60, participou em filmes importantes do cinema brasileiro, como "Todas as Mulheres do Mundo", "O Homem Nu", "Edu Coração de Ouro", "Bebel Garota Propaganda" e "Macunaíma".
O seu primeiro grande papel na televisão foi no início da década de 70, na telenovela "As Bruxas", da TV Tupi, na qual interpretou Sofia. Na extinta TV Tupi participou ainda nas telenovelas "A Fábrica", "Bel-Ami", "Ovelha Negra", "Ídolo de Pano", "A Viagem" e "Papai Coração".
Estreou-se na Rede Globo em 1977, na telenovela "Sem Lenço, Sem Documento", exibida às 19h00.
Contudo, foi no papel da vilã Yolanda Pratini, em "Dancin' Days", telenovela de Gilberto Braga exibida em 1978[2], que Joana Fomm se tornou um nome nacional e uma das atrizes mais requisitadas para as telenovelas. Joana é tida como uma atriz perfeita para interpretar personagens más, arrogantes, frias e calculistas. Além de Yolanda, outro papel dentro deste estilo foi o de Lúcia Gouveia em "Corpo a Corpo" (1984), telenovela também de Gilberto Braga. Interpretou também Fausta, a tia rica, má e preconceituosa, em "Bambolê" (1987), a beata mal-amada Perpétua na telenovela "Tieta" (1989) e a vingativa Eugênia em "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995), desta vez no SBT. Participou ainda em outras telenovelas importantes da Rede Globo, tais como: Coração AladoBrilhanteElas por ElasEu PrometoRoda de FogoVampFera Ferida e Porto dos Milagres.
A partir da década de 90, atuou em filmes importantes como "Quem Matou Pixote?", "Copacabana" (de Carla Camurati) e "Quanto Vale ou é por Quilo?".
Em 2007, chegou a ser convidada por Gilberto Braga para interpretar a personagem Marion Novais, na telenovela "Paraíso Tropical", mas por motivos de saúde foi forçada a deixar o elenco (foi-lhe diagnosticado um câncer da mama[3], do qual já está curada[4]), sendo substituída por Vera Holtz. Em 2010 foi convidada, mais uma vez, pelo autor da telenovela "Insensato Coração", mas teve novamente que recusar devido a uma disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e que tem comprometido seus movimentos.)Voltou a atuar na televisão em 2014 na série "Os Experientes", exibida pela Rede Globo.
Em julho de 2016, a atriz utilizou a sua página do Facebook para pedir trabalho na área da representação ou do jornalismo, ao ver-se incapaz de sair da atual situação de desemprego e de fazer frente à crise económica.
Foi casada com o ator Francisco Milani e com o diretor Astolfo Araújo. Joana tem um filho o músico Gabriel Gouveia.

Filmografia

Televisão

AnoTítuloPersonagem
1964O DesconhecidoMarília
1968A Gata de VisonLinda
1969A Última ValsaJucelina
Nenhum Homem É DeusMina
João Juca Jr.Cleonice (Cléo)
1970As BruxasSofia
1971A FábricaMaria Cecília Gonçalves
1972Bel-AmiBetina Vianna Perez (Beth)
1973VendavalCatarina
1974Ídolo de PanoJeanne
1975A ViagemAndrezza Muniz Veloso
Ovelha NegraMarina
1976Papai CoraçãoPaula
1977Sem Lenço, Sem DocumentoHilda Sodré
1978Dancin' DaysYolanda de Souza Matos Pratini
1979Os GigantesVânia
1980Coração AladoMelissa Ribas Serrano
1981Baila ComigoGarota de Programa (participação)
BrihanteVirgínia Sampaio
1982Elas por ElasNatália Cardoso
1983Eu PrometoHeloísa Pompílio (Helõ)
Louco AmorLaura (primeira mulher de André)
1984Corpo a CorpoLúcia Gouveia
1986CambalachoJoana Duarte (participação)
Roda de FogoThelma Rezende
1987BambolêFausta
1989TietaPerpétua Esteves Batista
1991VampCarmem Maura de Araújo Góes
1992Você Decide(3 episódios)
1993Fera FeridaSalustiana Maria Tibiriçá de Azevedo Picanço[8]
1994As Pupilas do Senhor ReitorEugênia Carlota
1995Explode CoraçãoClarete
1996Razão de ViverYara
1998Serras AzuisSemíramis Trajano Torgano
2000EsplendorOlga Norman
2001Porto dos MilagresRita
2003Agora É que São ElasDinorá
KubanacanCaridad (participação)
2004Meta MorphosesMargot
2005Bang BangMiriam Veridiana McGold
2007Paraíso TropicalDorita
2008Casos e AcasosEliete (ep: A Escolha, a Operação e a Outra)
Dicas de Um SedutorMãe Januária (episódio: Maktub)
2010As CariocasDenise (ep: A Desinibida do Grajaú)
2011Insensato CoraçãoDra. Cecília Leal
2014As CanalhasSoraya (episódio: Soraya)
Boogie OogieOdete Dias [9]
2015Os ExperientesMaria Helena dos Santos [10]
Magnífica 70Lúcia Souto (Dona Elza[11]
2016Malhação: Pro Dia Nascer FelizDona Cléo [12]

No cinema

AnoTítuloPapel
2017Como se Tornar o Pior Aluno da Escola
2016Nova AmsterdamTia Leontina
2011O GerenteNarradora[13]
2005Quanto Vale ou É por Quilo?
2001CopacabanaRita
1996Quem Matou Pixote?Iracema
1991Vai Trabalhar Vagabundo IIGranfina
1990Césio 137 - O Pesadelo de GoiâniaGabriela
1985Espelho de CarneAna Almeida
1984O Cavalinho AzulMãe
1982Beijo na BocaMãe de Celeste
1977Contos EróticosJoana
1976Marília e MarinaHelena
Um Brasileiro Chamado RosaflorRosamaria
1972Os DesclassificadosClara
Vozes do Medo
1971As Noites de IemanjáMulher
Fora das GradesMarly
1970ElasJoana
Gamal, o Delírio do SexoLuíza
As GatinhasSílvia
O Palácio dos AnjosRose
1969Um Sonho de Vampiros
As Armas
MacunaímaSofara
1968A Noite do Meu BemDolores Duran
Edu, Coração de OuroEllen
Bebel, Garota PropagandaMaria
O Homem NuHeloísa
A Vida ProvisóriaLívia
1967El ABC del Amor
Todas as Mulheres do MundoBárbara
1964Um Morto ao TelefoneLúcia
1962O 5º Poder

Prêmios e Indicações

AnoPrêmioCategoria(Novela/Filme)Resultado
1968CANDANGOMelhor Atriz CoadjuvanteA Vida ProvisóriaVenceu
1979APCAMelhor Atriz de TelevisãoDancin' DaysVenceu
1990CANDANGOMelhor AtrizCésio 137 - O Pesadelo de GoiâniaVenceu
1990Troféu ImprensaMelhor AtrizTietaVenceu

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Comentários

  1. http://arteseespetaculostop.blogspot.com.br/2017/03/sessao-especial-do-musical-les.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

The Carpenters O Musical é um presente aos amantes do melhor da música, que marcou época, e estará se apresentando no Bar Brahma, dia 22 de novembro, às 21 h, em São Paulo. Imperdível. Destaque para a semelhança da voz da cantora Vania Evans, com o mito Karen Carpenter. Impressionante. Romantismo e muita emoção. Leia crônica São Paulo, biografia e o novo tributo. Álbum de fotos.

O bem amado Roberto Leal- temporada de shows em Portugal

Uma homenagem em livro para a grande figurisnista do Teatro Brasileiro Kalma Murtinho (1920-2013). Pela Funarte.